Alongamentos para aliviar dor na lombar– O lombar é uma das partes mais sensíveis do corpo, por isso, é comum que as pessoas sofram lesões que prejudiquem alguns movimentos e afetam diretamente em atividades no seu dia a dia. Para que essas lesões sejam evitadas, os médicos falam sobre quão necessário é alongar a lombar, reduzindo tensões e lesões.
O alongamento para lombar garante uma série de benefícios ao corpo, principalmente o desenvolvimento da consciência corporal, que ajuda de forma direta a diminuir as chances de desenvolver tanto lesões momentâneas, como problemas que precisam de longos períodos para curar. Dessa forma, o hábito de alongar a lombar é importantíssimo para a saúde.
Confira exemplos de alongamentos para lombar abaixo.
1 – ALONGAMENTO DA SERPENTE (MOVIMENTO DA YOGA)
O alongamento da serpente é um dos mais simples para a lombar e é um alongamento vindo da Yoga – a posição da serpente (como é conhecida pelos praticantes).
Nesse alongamento deite-se de bruços mantendo os pés esticados e com as pontas rentes ao chão.
Deixe a palma das mãos apoiadas no chão para impulsionar o corpo para cima e ao mesmo tempo mantendo os quadris contraídos. Empurre o corpo para cima até encontrar uma posição confortável para o movimento. Assim, pode alongar a lombar e atingir maior fortalecimento da musculatura das costas.
2 – POSIÇÃO DA CRIANÇA
Outro alongamento para lombar muito comum é o da criança, que se inicia na posição de quatro. De acordo com os movimento desse alongamento, a pessoa senta-se os calcanhares dos pés, com a necessidade de encostar o seu peito nas pernas e a cabeça no chão, sem forçar.
Se não conseguir encostar ambos no chão não significa um problema, com o tempo o você passará a ter evolução na performance. Para concluir o exercício de alongamento, você deve deixar os braços esticados para frente e fazer o seu rosto descer para ficar próximo ao chão, promovendo assim, flexibilidade para região lombar.
3 – GATO E CAMELO
Esse alongamento fará a região central do tronco ser fortalecida, reduzindo lesões e qualquer incômodo. Para fazê-lo deve-se ficar de quatro no chão e o primeiro “movimento” é arquear as costas, fazendo o mesmo movimento que gatos costumam a fazer.
Depois retorne à posição original e faça o segundo movimento, que caracteriza-se em deixar o tronco curvar ligeiramente para baixo. Esse é um alongamento que permite contrair e descontrair a lombar, proporcionando maior flexibilidade à região e aos músculos abdominais.
4 – EM PÉ INCLINANDO O CORPO PARA TRÁS
Esse movimento consiste em ficar em pé e apoiar suas mãos nos quadris, dando mais firmeza para seu corpo. Com as mãos nos quadris, incline a parte superior para trás, mas sem a necessidade de inclinar-se de maneira exagerada. Você não poderá sentir dores na realização do alongamento e sim o corpo leve, dessa maneira passa a ter chances de alongar a lombar de forma eficiente e sem riscos para sua saúde.
5 – EM PÉ INCLINANDO O CORPO PARA FRENTE
Este alongamento deve ser feito de forma leve, calma e devagar, para não sobrecarregar a região. Por isso fique em pé e mantenha a coluna ereta, assim como os braços e mãos estendidos pelo corpo.
Com isso, devagar, deve deixar o tronco cair para frente podendo ir até o “local” que conseguir ir. Não force a região, caso não consiga alcançar os pés não tem problema, apenas não exija mais do que a sua coluna possa oferecer. Caso sinta dores, pare. O comum é sentir apenas uma pressão e não dor.
Esses modelos de alongamentos te darão muitos alívios à lombar, faça-os.