O Betacaroteno é um pigmento natural antioxidante encontrado especialmente em frutas e vegetais e é extremamente necessário para um bom funcionamento do nosso corpo. Ele é mais abundante do grupo dos carotenóides, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e de cor verde-escura.
Ele funciona no nosso organismo tanto se transformando em Vitamina A como agindo como antioxidante, auxiliando na proteção da células contra a ação dos radicais livres.
O Betacaroteno é responsável por metade da Vitamina A que nosso corpo recebe, por isso ele também é chamado de Pro-Vitamina A.
O composto também ajuda a melhorar nossa pele e nossa visão; diminui o risco de doenças do coração, AVCs e outros problemas que vêm com a idade, assim como fortalecendo o nosso sistema imunológico.
Alimentos Ricos em betacaroteno:
- Abóbora;
- Agrião
- Batata-Doce;
- Brócolis
- Caqui;
- Cenoura;
- Couve;
- Espinafre;
- Goiaba;
- Mamão;
- Manga;
- Melão;
- Melancia;
- Pimentão Vermelho;
- Repolho
- Tangerina.
É fácil atingirmos o nível ideal de betacaroteno diário, uma simples porção de 25g de cenoura já é o suficiente.
Para que ele seja melhor absorvido pelo organismo, deve-se com algum tipo de óleo ou gordura, já que é lipossolúvel e precisa de gordura para ser absorvido.
Benefícios do Betacaroteno
- Ajuda na manutenção dos ossos;
- Melhora o sistema imunológico e visão;
- Dá mais vida aos cabelos, unhas e pele;
- Protege contra o câncer.
Ele ainda pode ajudar a atingir aquele bronzeado, já que os carotenoides ajudam a deixar nossa pele mais morena. Ou seja, ao manter uma dieta rica em betacaroteno, estamos dando vida a nossa pele, nos protegendo contra a radiação e ainda ficamos com um belo bronze! Ao comer uma cenoura por dia, seu corpo já sente a diferença positiva dos carotenoides.
Ação Anticâncer
Ao ajudar na obtenção da Vitamina A, o Betacaroteno e sua ação antioxidade ajuda a prevenir o câncer de pulmão agindo diretamente no DNA e na ativação metabólica de carcinógenos. Além de melhorar o sistema imune através da inibição de dano oxidativo nas e na formação de peróxidos, que são fortes imunosupressores.
Betacaroteno em Excesso
Apesar de não oferecer grandes riscos, a alta concentração de betacaroteno pode causar o bloqueio na absorção da Vitamina A e também a Carotenodermia onde o consumo exagerado pode deixar a pele com aspecto alaranjado, principalmente nas mãos, pés e face.
Deficiência de Betacaroteno
A ausência deste antioxidante faz com que seu poder diminua, prejudicando o nosso sistema imunológico, dando problemas de visão e podendo até causar cegueira.
Quando estamos com falta de Betacaroteno alguns sinais aparecem, como, cegueira noturna, olhos ou secos e avermelhados, cabelo fraco e pele irritadiça. Existem exames que detectam a falta de Vitamina A e de Betacaroteno no nosso organismo.
Suplementação
O uso do suplemento de Betacaroteno não é recomendado a todos, pois em pessoas com uma dieta já rica nessa substância, o suplemento pode causar mais mal do que bem, impedindo a absorção de Vitamina A. Não tome nenhuma decisão em relação a suplementos e medicamentos sem antes consultar um especialista.
Portanto, manter uma dieta rica com muita variedade e alimentos saudáveis com betacaroteno é muito importante para manutenção da saúde do nosso corpo. O composto te trará todos os benefícios citados e estão presentes em diversos alimentos, desde frutas a legumes. É só escolher aquele que mais agrada seu paladar. Para não ter dúvidas de quanto realmente deve ingerir dessa substância, o mais recomendado é que procure um médico ou nutricionista. Ele te avaliará e te dirá exatamente a dosagem que você precisa de acordo com seu organismo, metabolismo e genética.