O chá canela-de-velho é o nome comum da Miconia albicans, planta encontrada no nordeste do Brasil. Com inúmeras contribuições para a medicina popular, esse tipo de chá tornou-se popular entre as pessoas pelos benefícios no tratamento contra dores articulares.
A Miconia albicans é uma planta arbustiva, também chamada de quaresmeira-de-flor-branca. Entenda sobre esse chá, quais seus benefícios, contraindicações e como prepará-lo!
PARA QUE SERVE O CHÁ CANELA-DE-VELHO
O chá canela-de-velho tem esse apelido justamente pelo seu uso medicinal. Com flavonoides e compostos triterpênicos, o chá canela de velho tem diversas propriedades muito interessantes para o organismo – tanto é que vários especialistas e estudos as comprovam – como:
- Analgésicas;
- Anti-inflamatórias;
- Antimicrobianas;
- Antimutagênicas (a planta pode proteger as células contra danos no DNA, prevenindo doenças, como o câncer e má-formação no desenvolvimento do organismo);
- Antioxidantes;
- Antitumoral;
- Hepatoprotetoras;
- Tônicas digestivas.
BENEFÍCIOS DO CHÁ CANELA-DE-VELHO
A bebida é indicada para os seguintes problemas de saúde:
- Artrite reumatoide;
- Artrose;
- Bursite;
- Dores e inflamações das articulações;
- Dores na coluna;
- Fibromialgia;
- Purificação do sangue;
- Redução de radicais livres;
- Reumatismo;
- Tendinite;
- Torcicolos.
Na verdade, o chá canela-de-velho é muito conhecido por sua ação contra dores articulares, pois a planta consegue eliminar aqueles sintomas característicos, como inflamação, inchaço e dor.
O chá é também recomendado para o tratamento de torções nos pés, complicações de diabetes, doenças estomacais e problemas intestinais, como diarreia e gastrite. O chá canela-de-velho também pode ser um estimulante sexual, pois a perda de libido pode ser ocasionada pelas dores existentes, que podem ser sanadas pelo consumo do chá.
A presença de flavonoides faz com que o chá canela-de-velho seja um poderoso antioxidante, que pode prevenir e retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
CONTRAINDICAÇÕES
Não há efeitos colaterais ou contraindicações relacionados ao uso desse chá, contudo é importante fazer um controle quanto à quantidade de folhas aplicadas nele, pois pode ocorrer um risco de intoxicação caso haja exagero, sugere-se que a dosagem do chá canela-de-velho não ultrapasse 5 xícaras por dia.
Antes de começar a fazer uso do chá, você pode procurar uma opinião médica, a fim de que o profissional comente sobre qualquer intercorrência.
COMO PREPARAR O CHÁ CANELA-DE-VELHO?
A receita do chá é simples. Você precisará de 15 a 20 folhas dessa planta para um litro de água.
- Coloque as folhas na água e deixe-as ferver por 30 segundos – é o que se chama de decocção leve (quando a planta é fervida juntamente com a água por um determinado período de tempo);
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o preparo reservado por alguns minutos;
- Coe a bebida e pronto.
É importante que você tome o chá diariamente por, no mínimo, 30 dias (embora algumas indicações permitam um uso contínuo por mais 60 dias). Isso quer dizer que você pode ter o chá canela-de-velho como um medicamento natural de uso prolongado.
Algumas pessoas declaram que a redução das dores acontece em torno de uma semana de uso do chá diariamente, porém o tratamento irá variar de pessoa para pessoa.