O chá de bugre, também conhecido como café do mato, café de bugre, chá de frade, claraíba, Cordia Digynia, Cordia Salicifolia, Corida Coffeoides, traz soluções para vários problemas do organismo, como: gastrite, celulite, úlcera e sobrepeso.
Também atua na eliminação do inchaço corporal, mau hálito, obesidade, reumatismo, tosse, herpes tipo 1 e muito mais.
A PLANTA DO BUGRE
Conhecido por ser muito parecido com o café, a erva do bugre nasce de uma árvore com a copa comprida, o seu tamanho pode variar de 8 metros até 12 e é existente em todo o território brasileiro e America do Sul.
Sua flores são pequenas, cheirosas e de coloração branca. Os frutos são facilmente confundíveis com cafeína.
Esse chá é muito popular na indústria farmacêutica por conter vários benefícios ao corpo humano, da família boraginaceae, pode ser utilizada até mesmo para substituir a cafeína diária.
BENEFÍCIOS DO CHÁ
O chá de bugre é antidiarreico, anti inflamatório, anti reumática, auxilia na cicatrização, estimulante, febrífugo e também diurético.
Quando tomado com regularidade, pode auxiliar na regulamentação do ácido úrico, aftas, artrite, gastrite, celulites e inchaço.
Considerado um chá excelente para quem procura maneiras de emagrecer: é um inibidor de apetite muito utilizado em dietas de emagrecimento, dá sensação de saciedade, o que exige pequenas quantidades de alimento de quem está tomando, trazendo rapidamente o sentimento de que se está “cheio”. Por isso é indicado para pessoas como sobrepeso, principalmente para aquelas que comem compulsivamente e tem dificuldades em diminuir o tamanho das porções.
Se você já ouviu falar na famosa Pholia magra, saiba que a erva do bugre é a mesma coisa, porém é um derivado fitoterápico do bugre, utilizada na luta contra a obesidade.
A sensação de saciedade se dá diretamente no sistema nervoso central, ajudando na queima de gorduras localizadas – principalmente no abdômen -, auxiliando na melhora do sistema imunológico e na diminuição do inchaço.
Além disso o chá de bugre: evita o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias coronarianas, o que diminui drasticamente os riscos de problemas cardíacos, combate a celulite por ser diurético e também estimula a circulação pela ação energética e efeito termogênico.
Ela é muito indicada pois quase não apresenta danos ao corpo, o que é muito comum em medicamentos que prometem emagrecer rapidamente e que tem como base, a erva de bugre.
Estudos também revelam que o chá de bugre é muito indicado para pessoas que sofrem de acne, espinhas, eczemas e diversos problemas de pele. É utilizado no combate de micoses também.
Vale lembrar que apesar de todos os benefícios existentes e comprovados do chá de bugre, ele não substitui os medicamentos, a menos que haja indicação médica para isso.
CONTRA INDICAÇÕES E CUIDADOS AO TOMAR O CHÁ DE BUGRE
O chá de bugre é um chá diurético, por isso é preciso prestar atenção na quantidade de urina eliminada, e manter-se sempre hidratado. A eliminação de líquidos se torna maior pelas pessoas que ingerem o chá em grande quantidade durante o dia, além de que minerais e vitaminas que são perdidos.
O chá também não é indicado para pessoas que sofrem com insônia, problemas relacionados a ansiedade e estresse. Pois contém doses altas de cafeína, que podem ser prejudiciais para quem é muito viciado em café.
Pessoas que sofrem com problemas cardíacos ou pressão alta, precisam consultar um médico para verificar a possibilidade de ingestão sem maiores danos ao organismo.
Também não é indicado que se faça o uso do chá de bugre durante longos períodos, caso não haja indicação de um profissional.
ALÉM DO CHÁ DE BUGRE
É possível utilizar o chá de bugre como tratamento para:
- Eczema;
- Sardas;
- Herpes;
- Sapinhos;
- Picadas de inseto;
- Feridas.
O indicado é que se adicione duas colheres de sopa da erva picada, coloque em água fervente e descanse até que o líquido fique abafado e esfriado.
Com esse líquido, faça a aplicação com algodão no local e deixe agir naturalmente.
COMO FAZER O CHÁ DE BUGRE
Para fazer o chá de bugre, siga as instruções abaixo:
- 2 colheres de sopa da erva (seca) para cada litro;
- Ferva até borbulhar e deixe esfriar;
- Deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos;
- Coe e beba.
O indicado é que se tome cerca de 2 até 3 dias por dia para que os resultados e benefícios sejam absorvidos pelo organismo.