O chá de erva-cidreira é popularmente conhecido por seu efeito calmante, capaz de minimizar a ansiedade e o estresse. Experiências a revelam como uma boa opção contra a insônia, apesar de não haver nenhum estudo científico que comprove esta afirmação.
UTILIDADES DA ERVA-CIDREIRA
O chá de erva-cidreira é bom para:
- Insônia;
- Estresse;
- Dor de cabeça;
- Cólicas menstruais;
- Desconfortos intestinais;
- Tosse;
- Cólicas em bebês;
- Diminui problemas estomacais;
- Colesterol alto;
- Pressão alta;
- Indigestão;
- Ajuda nos problemas gástricos;
- Cólicas intestinais;
7 BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ERVA-CIDREIRA
A erva cidreira também é muito utilizada em óleos essenciais ou adicionada em saladas pelas suas propriedades medicinais. Em todas as suas utilizações é conferido efeito calmante. Veja abaixo a descrição de alguns dos principais benefícios desta planta:
- Efeito calmante: ela pode garantir uma boa noite de sono, funcionando como um calmante e relaxante.
- Antioxidante natural: a erva-cidreira possui uma quantidade considerável de fitoquímicos (polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides) que possuem atividade antioxidante e que previne o envelhecimento e conserva a beleza da pele, cabelos e unhas.
- Alivia dor de estômago e regula o intestino: a erva cidreira ajuda a combater problemas no sistema digestivo, ajuda no tratamento dos sintomas de refluxo e alivia cólicas intestinais.
- Diminui os gases intestinais: ao melhorar os problemas digestivos, o chá de erva-cidreira também elimina os gases.
- Alivia cólicas menstruais: mensalmente todas as mulheres sofrem com cólicas menstruais: umas com muito mais intensidades que outras. Uma xícara do chá de erva-cidreira é um ótimo remédio natural para combater o problema.
- Diminui a pressão arterial: algumas pesquisas revelaram que por conta das propriedades relaxantes do chá de capim cidreira seja possível com a infusão obter controle da pressão arterial.
- Controla o colesterol: há algumas pesquisa que mostram que o uso do chá de erva cidreira é útil para controlar os níveis de colesterol ruim. O efeito está relacionado com o potencial antioxidante e vasodilatador da planta, a qual facilitaria a circulação destas gorduras presentes na corrente sanguínea.
CAPIM CIDREIRA NA GRAVIDEZ
É comum o uso do chá de capim cidreira por gestantes. Isso acontece por conta do efeito calmante e por conta da redução do desconforto intestinal.
A erva também ajuda a curar cólicas do bebê e ajudá-lo a dormir nas noites de insônia. Recomenda-se que tanto para a mãe quanto para o bebê o chá não seja adoçado.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ
O chá de erva-cidreira é um ótimo calmante e pode combater vários problemas de saúde, sendo indicado para quase todos. Porém, algumas pessoas devem evitar o consumo do chá, entre elas:
- Pacientes com hipotensão;
- Pacientes com hipotireoidismo;
- Quem faz uso recorrente de antidepressivos;
- Pessoas que tomem medicamentos sedativos (calmantes).
Se você se encaixa em algum desses tópicos, deve evitar tomar o chá. Porém, caso contrário, pode consumi-lo tranquilamente.
Qualquer dúvida mais profunda, consulte um médico ou nutricionista.
COMO FAZER CHÁ DE ERVA-CIDREIRA
Você pode encontrar a erva-cidreira em lojas de produtos naturais, em alguns supermercados ou mesmo plantar a sua! A melhor maneira de consumir a erva-cidreira é por meio de infusão.
- Esquente 450 ml de água sem deixar ferver. Antes de chegar a ferver adicione as 12 gramas da erva, deixando de repouso por alguns minutos em um recipiente com tampa;
- Feito isso, coe o seu chá de erva-cidreira e beba as 3 xícaras durante o dia. O ideal é consumi-lo sem adoçar;
- Para potencializar as propriedades e aroma da planta há quem adicione folhas de hortelã ou limão ao chá ainda na água fervente.
Prefira ter a erva em casa na hora de realizar o chá, assim você garante que as propriedades estarão intactas. Nos chás de saquinhos tradicionalmente comercializados pode haver perdas de nutrientes importantes na potência da erva medicinal.