O chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) é de origem africana. Para a preparação do chá é utilizado o cálice do botão da flor de hibisco seco, logo, são usadas as pétalas secas da flor, cuja coloração é um vermelho escuro bastante forte. Rico em vitamina C, ácidos orgânicos, vitaminas minerais, ele também é recomendado para emagrecer.
O chá da flor de hibisco contém um inibidor que bloqueia a produção de uma enzima que converte o amido em açúcar, a amilase. Por isso auxilia no emagrecimento, possui antioxidantes presentes no chá, como os flavonoides, além de apresentar o efeito vasodilatador que ajuda a aumentar o colesterol bom – HDL, e diminuir o colesterol ruim – LDL, os triglicérides e a pressão arterial.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO
Além de apresentar cálcio, magnésio, fósforo e potássio, o chá de hibisco;
- Estimula a queima de gordura;
- Evita o acúmulo de gorduras ainda não metabolizadas;
- Facilita a digestão;
- Regulariza o intestino;
- Combate a retenção dos líquidos;
- Apresenta ação antioxidante;
- Melhora o sistema cardíaco;
- Apresenta efeito vasodilatador;
- Regula a pressão arterial, responsável por baixar a pressão (isso é, se você possui pressão baixa, cuidado ao tomar esse chá).
RECEITA PARA PREPARAR O CHÁ DE HIBISCO
Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos no máximo. Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.
O chá está pronto.
O chá de hibisco pode ser combinado com chás ou alimentos termogênicos, assim, o primeiro irá ajudar a evitar o acumulo de gordura, enquanto que o outro aumentará o gasto energético. Os termogênicos mais utilizados são chá verde, canela e gengibre.\
ONDE COMPRAR O CHÁ DE HIBISCO?
O chá de hibisco pode ser encontrado à venda em lojas de produtos naturais ou nos supermercados.
CONTRAINDICAÇÕES
O chá de hibisco possui inúmeros benefícios, porém, em grandes quantidades, o chá de hibisco pode causar intoxicação. Assim como, por possuir ação diurética, o consumo exagerado pode ocasionar na desidratação de quem o toma. Além disso, o chá de hibisco não é indicado para as pessoas que baixa, já que ele diminui a pressão arterial.
Os hormônios também pode sofrer alterações se a bebida for consumida em excesso, já que segundo estudos o hibisco possui componentes que acabam por interferir nos níveis de estrogênio. O chá também não é indicado para mulheres gestantes ou lactantes, pois acredita-se que a bebida tem capacidade abortiva e ação mutagênica, ou seja, poderá interferir na formação dos bebês.
O chá de hibisco, da mesma forma que o Chá Verde, é apresentado como uma das bebidas mais saudáveis que você pode incorporar na sua dieta e pode ter um poderoso impacto positivo em sua vida.
Para conhecer mais sobre o milagroso chá, continue lendo!
- Ação diurética: O Chá de Hibisco tem uma ação diurética no nosso organismo, que pode ser fundamental para eliminar a retenção líquida;
- Ajuda a controlar a pressão: o Chá de Hibisco tem uma forte ação diurética no nosso corpo. Por causa dessa ação diurética, o corpo elimina algumas substâncias (em sua maioria eletrólitos) que influenciar na sua pressão;
- Controla os níveis do colesterol: o consumo do Chá de Hibisco faz com que seus valores de colesterol ruim (LDL) diminua consideravelmente, além de aumentar o colesterol bom;
- Ajuda a emagrecer: o Chá de Hibisco ajuda no emagrecimento, atacando principalmente a produção do tecido adiposo.
Veja abaixo as pessoas que não devem fazer o uso do chá:
- Pessoas com pressão baixa.
- Mulheres que desejam engravidar.
- Mulheres que apresentam muitas variações hormonais no seu ciclo menstrual.
- Gestantes e lactantes não devem beber o chá!
É recomendável o acompanhamento de um médico caso você decida fazer o uso frequente dessa bebida para ter certeza de que está tudo ok com você. Se você não estiver no grupo de pessoas citado, você muito provavelmente terá os benefícios.