O costume de tomar o chá de tanchagem caiu no gosto dos brasileiros já há algum tempo. E este chá é repleto de propriedades medicinais.
A tanchagem tem formato exótico: folha ovaladas, grossas, com um talo entre elas, lembrando uma flor. Essa é a descrição para a Plantago major, principal espécie de tanchagem.
Esse vegetal tem ocorrência na África, Ásia e Europa. Porém, em muitos países, o cultivo foi bem aceito, o que ajudou a torna-lo popular. O chá de tanchagem é a forma de utilização mais conhecida e destinada ao tratamento e à cura de muito males. Vejamos, a seguir, alguns desses.
PARA QUE SERVE O CHÁ DE TANCHAGEM?
- Adstringente;
- Cicatrizante;
- Diurética;
- Expectorante;
- Analgésica;
- Digestiva;
- Anti-inflamatória;
- Desintoxicante.
Mas cuidado, esses resultados só são apresentados quando absorvidos de exemplares verdadeiros da tanchagem. Se não conseguir distinguir a planta, procure comprar a erva em casas de produtos naturais sérias.
Outra dica para o consumo do chá de tanchagem é optar por versões mais leves, utilizando folhas mais frescas. Ou seja, as mais amadurecidas oferecem mais nutrientes.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE TANCHAGEM?
- Combate à acne – ajuda a combater espinhas e cravos. Para isso, mergulhe o algodão no chá e massageie seu rosto com ele. Deixe agir por alguns minutos, depois retire com água;
- Tratamento de afta e garganta inflamada– fazer bochechos e gargarejos com o chá é uma excelente forma de curar esses males que afetam muitas pessoas, graças à ação bactericida e anti-inflamatória da planta;
- Prevenção de retenção de líquidos– o chá é diurético, minimizando os líquidos que trazem o inchaço abdominal;
- Tratamento de gripes e tosses– o chá tem ação expectorante e é bastante procurado por pessoas com tosses. A planta elimina o catarro preso, e é eficaz no tratamento da bronquite, pois consegue combater a inflamação nos brônquios;
- Ajuda na cicatrização – a folha do vegetal pode ser usada diretamente na pele, o que potencializa a cicatrização.
Antes de fazer uso de qualquer substância, mesmo que natural, as pessoas devem sempre devem conversar com um médico. A mesma orientação serve para grávidas ou lactantes.
O consumo do chá de tanchagem pode provocar alguns leves efeitos colaterais, sendo os mais comuns: sonolência e efeito diurético – o que pode levar a uma desidratação e a incômodos digestivos (cólicas). Por isso, quem tem prisão de ventre não deve fazer uso do chá.
SUGESTÕES PARA CONSUMO
É muito fácil preparar o, separamos algumas dicas, aqui, para prepará-lo.
A receita pede, para cada litro de água, 20 gramas de folhas de tanchagem devem ser usadas. Separe a água em uma panela e leve-a ao fogo. Depois que ferver, acrescente a tanchagem e deixe por 3 minutos. Desligue, coe e espere amornar para consumo.
Essa receita pode ser guarda na geladeira por 2 semanas, em uma garrafa de vidro.
Mas cuidado, para alguns dos tratamentos mencionados anteriormente, existe uma forma de consumo específica:
- Aftas– bochechar até 3 colheres de sopa do chá, durante 4 vezes ao dia;
- Problemas digestivos– até 2 copos de chá diários;
- Para tratamento da gripe– tomar 3 xícaras de chá de tanchagem até os sintomas se aliviarem;
- Como diurético– tomar 2 xícaras de chá.
As compressas com as folhas amassadas são recomendadas para a cicatrização de feridas e, em alguns casos, de picadas de inseto. Porém, nunca deixe de procurar socorro médico, caso tenha sido picado por um animal peçonhento.