O clareamento dental é uma técnica que limpa os dentes por dentro, utilizando uma substância chamada peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. A prática tem função estética, mas nem por isso deixa de estar na lista dos procedimentos odontológicos mais procurados por três anos consecutivos.
TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL
A maioria dos tipos de clareamento dental são feitos com peróxido de hidrogênio. Quando colocado nos dentes, ocorre uma reação que resulta no branqueamento dos dentes. O que difere cada tipo de tratamento é técnica usada na aplicação da substância. Esta técnica pode ser feita em casa. O profissional dá ao paciente o molde de silicone e o gel clareador, bastando que ele aplique em casa e deixe agir por alguns minutos – o tempo dependerá da necessidade de cada paciente. Quanto mais manchas o dente tiver, maior será o tempo de ação do produto.
CLAREAMENTO A LASER
O clareamento a laser se baseia na aplicação do gel clareador e no uso de luz para resultados mais rápidos. Alguns profissionais ainda prometem que a técnica não tem tanto efeito no ganho de sensibilidade aos dentes ou no fortalecimento de minerais, porém, não existem estudos comprovando que a luz ajuda a clarear os dentes ou deixe o processo mais rápido.
CLAREAMENTOS CASEIROS
Os clareamentos caseiros são à base de ingredientes naturais que ajudam no branqueamento dos dentes, como o bicarbonato de sódio na pasta de dente.
Quem se arrisca nestas técnicas precisa saber que os resultados não chegam nem próximos dos clareamentos químicos e poucas receitas possuem comprovação científica.
CUIDADOS PÓS CLAREAMENTO – ALIMENTOS NÃO PERMITIDOS
Após o clareamento, é necessário evitar alimentos com muita pigmentação, para não manchar os dentes. A restrição pode durar de uma semana a um mês, dependendo do tratamento.
COMO TIRAR MANCHAS BRANCAS DOS DENTES?
Manchas brancas, geralmente, são causadas por calcificação diferente no esmalte do dente ou são indícios de cáries que estão danificando o esmalte. O procedimento para a remoção é o da microabrasão do esmalte ou outro procedimento mais adequado à situação de cada pessoa.
QUANDO FAZER UM CLAREAMENTO DENTAL?
Os dentes vão ficando mais amarelos naturalmente com o passar do tempo. Isso ocorre através da exposição deles a alimentos que absorvidos para a parte interna. Algumas situações em especial, como o uso de aparelhos fixos, podem deixar manchas. O ideal é consultar a opinião de um dentista sobre a necessidade do clareamento.
QUANTO TEMPO DURA O “EFEITO” DOS DENTES BRANCOS?
A permanência dos dentes brancos vai depender do comportamento da pessoa: quanto mais cuidado à higiene bucal, menor será a chance de precisar repetir a prática.
O CLAREAMENTO DENTAL DEIXA OS DENTES MAIS SENSÍVEIS?
Sim. Segundo dentistas, o clareamento interfere no esmalte dos dentes – estrutura nervosa que tem uma sensibilidade própria – no contato deles com o produto. Porém, isso não significa que os dentes ficam mais fracos. Com medidas preventivas e uso de cremes dentais específicos tudo volta ao normal.
PREÇO MÉDIO
Os preços variam entre R$400,00 a R$2.500,00, dependendo do profissional e da técnica que ele usa. Normalmente, kits caseiros são as versões mais em conta, enquanto que os que utilizam laser são os mais caros.