Como Calcular o IMC? IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal. Este indíce usa uma fórmula que indica se o peso da pessoa está de acordo para a faixa etária e altura em que ela se encontra. A tabela é a forma mais fácil de descobrir seu peso ideal.
COMO CALCULAR O IMC
O cálculo do IMC é feito usando a seguinte fórmula matemática: Peso ÷ (divididos) altura x altura. O peso deve ser calculado em quilogramas e a altura em centímetros.
Use uma calculadora na internet ou a seguinte fórmula para o cálculo IMC.
Crianças de 0 a 14 anos não precisam fazer esse cálculo, pois sua estrutura é diferente e a tabela não funciona igualmente para eles.
TABELA IMC – RESULTADO
- Abaixo de 17 – muito abaixo do peso.;
- Entre 17 e 18,49 – abaixo do peso;
- Entre 18,5 e 24,99 – peso normal;
- Entre 24 e 29,99 – acima do peso;
- Entre 30 e 34,99 – obesidade grau I;
- Entre 35 e 39,99 – obesidade grau II (severa);
- Acima de 40 – obesidade grau III (mórbida).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade mórbida ocorre quando você ultrapassa o limite de 20% a mais do seu peso. Entenda como interpretar cada resultado e saiba quais são os perigos de se enquadrar fora dos padrões considerados normais:
Muito abaixo do peso: pode ocasionar queda de cabelo, infertilidade, desregulação do ciclo menstrual, falta de nutrientes no organismo, unhas frágeis, fadiga, anemia, indisposição;
Abaixo do peso: fadiga, stress, ansiedade, falta de nutrientes no organismo, exames de sangue alterados. Caso a pessoa fique doente as consequências poderão ser mais graves, já que o organismo não terá de onde tirar reservas energéticas;
Peso normal: há menor risco de doenças cardíacas e vasculares, mais disposição para realização de tarefas do dia a dia, maior qualidade de vida;
Acima do peso: causa fadiga, má circulação, varizes, aparecimento de estrias e celulites, indisposição, cansaço, ansiedade, maior propensão para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
Obesidade Grau I: risco de diabetes, infarto, colesterol elevado, problemas cardiovasculares;
Obesidade Grau II: ocasiona apneia do sono, falta de ar; problemas cardiovasculares, indisposição, dificuldades para dormir;
Obesidade Grau III: a pessoa corre risco de morte, pode ter dificuldade para se mover, escaras, diabetes, infarto, AVC, maior propensão à doenças de todos os níveis.
QUAL É O SEU PESO IDEAL?
O peso ideal é calculado em relação a sua altura, idade e peso. Esta medida pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com o gosto de cada um. Ter um pouquinho a mais de gordura pode ser considerado esteticamente melhor e não apresentar riscos para a saúde.
O peso ideal precisa ser aquele que não saia ultrapasse 25 e não seja menor que 18,5. Pessoas que estão com sobrepeso precisam perder peso, enquanto quem está abaixo deve ganhar um pouco de peso para se manter saudável.
Quanto mais baixa a pessoa, menos gordura ela precisa ter. Já pessoas mais altas naturalmente podem ser mais pesadas. No entanto, o cálculo do seu peso ideal não deve levar somente o IMC em consideração. Segundo instruções de nutricionistas e do Ministério da Saúde esta é somente uma base, para te ajudar a saber se você está dentro da normalidade ou não.
Atletas e pessoa que fazem musculação, por exemplo, mesmo quando saudáveis podem aparecer com sobrepeso na tabela do IMC. Isso acontece por conta do peso dos músculos, que não é levado em consideração na fórmula matemática.
Quem se enquadrou no cálculo do IMC em valores abaixo da normalidade (tanto abaixo como sobrepeso ou obesidade) tem a recomendação de fazer um exame de índice de gordura corporal. O procedimento informa com mais detalhamento o que é melhor fazer: aumentar a massa magra (músculos) ou diminuir a massa gorda (gordura acumulada).