Existem dezenas de promessas de dietas milagrosas na internet, mas se você quer realmente emagrecer, deveria dar uma chance para a dieta cetogênica. Com emagrecimento médio de até 8 quilos por mês, ela ficou popular nos últimos tempos e tem feitos vários adeptos. Na dieta cetogênica existem alimentos permitidos e proibidos, e se segui-la de forma rigorosa, ela pode lhe fazer emagrecer de forma rápida e eficaz.
Mas o que é essa tal dieta ceto?
O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?
A dieta cetogênica é baseada no consumo muito baixo de carboidratos, forçando o corpo a gastar energia de outras fontes, nesse caso, as gorduras acumuladas no corpo. A dieta low-carb e a dieta cetogênica se tratam do mesmo método. A principal fonte de energia celular são os carboidratos, por isso, ao eliminar ele da dieta, o corpo tende a perder peso muito rápido, porque as células começam a queimar as gorduras para converter em energia.
A dieta é chamada de cetogênica por usar as reservas do tecido adiposo (gorduroso), que forma ácidos graxos e cetonas. Isto ocorre porque há uma queda de insulina e o corpo aumenta os níveis de glucagon, um hormônio que ajuda na quebra de gordura, o que depois, passa a ser o ‘corpo cetônico’.
BENEFÍCIOS DA DIETA CETOGÊNICA
- Emagrecimento rápido;
- Desincha quem sofre com retenção de líquidos;
- É uma dieta rica em ácidos graxos.
Como o emagrecimento é o principal benefício esperado de uma dieta, esta dieta é eficiente logo nos primeiros dias. A dieta cetogênica permite a perda de peso rápida e eficaz, porque a alimentação é baixa em carboidratos e para conseguir energia, o corpo precisa queimar gorduras.
Porém, é necessário uma preparação, pois você não irá querer parar no meio da dieta que parar ter 100% de eficácia, deve ser feita por pelo menos 3 meses.
A DIETA CETOGÊNICA FAZ MAL?
Toda dieta tem seu lado bom e ruim. O lado ruim da dieta cetogênica é que ela pode sobrecarregar o fígado, uma vez que é ele que converte a gordura em energia. Os rins também podem ser sobrecarregados por um motivo similar, podendo causar pedras nos rins.
Outro efeito colateral relatado é o cansaço. Até que o corpo se acostume com a nova dieta, as pessoas sofrem mais com o cansaço físico e mental.
Pode haver também um aumento no colesterol. Já que as gorduras passam se concentrar mais na corrente sanguínea, já que não há carboidratos entrando no corpo.
Outro problema foi o déficit de nutrientes e vitaminas, além de fibras e minerais. Isto porque com parte dos alimentos sendo deixados de lado, perde-se também os nutrientes que eles trariam ao corpo. Por isso, é recomendado o uso de um suplemento multivitamínico, além de fibras de outra natureza.
COMO FAZER A DIETA CETOGÊNICA?
As calorias também importam aqui, e há um limite na quantidade de gorduras que você pode comer por dia.
A proporção de macronutrientes nesta dieta segue este limite:
- 15-30% de proteínas
- 60-75% de gordura
- 5-10% de carboidratos.
Assim, seguindo a lista de alimentos abaixo, você verá que alguns são um pouco mais gordurosos que outros.
Tente manter a proporção com mais gordura, um médio de proteínas e poucas calorias, e ainda estará no controle. Consulte uma nutricionista para ver qual carga calórica é mais adequada para você.
ALIMENTOS PERMITIDOS
- Coco, água e óleo de coco;
- Manteiga;
- Ovos possuem nutriente essenciais e boas gorduras;
- Abacate;
- Tomate;
- Peixes;
- Verduras e legumes em geral;
- Banha de porco que pode ser usada para ajudar a fazer os alimentos;
- Carne;
- Amendoim;
- Castanhas;
- Azeite extra virgem.
ALIMENTOS NÃO PERMITIDOS
Fique longe dos seguintes alimentos:
- Batata branca;
- Produtos industrializados;
- Açúcar;
- Massas não integrais;
- Mel;
- Bebidas alcoólicas;
- Biscoitos Pães e Bolachas;
- Doces