Energéticos são bebidas que promovem o aumento da energia, para isso, eles contêm cafeína, o açúcar e outros ingredientes que podem causar uma série de efeitos colaterais para quem os consome em exagero.
O uso indiscriminado dos energéticos já levou muitas pessoas ao pronto socorro, nos Estados Unidos, inclusive, já ocorreram mortes em decorrência do consumo exagerado de energéticos. Por isso, órgãos de segurança resolveram investigar mais a fundo os componentes dos energéticos para entender melhor quais seus benefícios, riscos e os cuidados que o consumidores devem ter com seu uso.
BENEFÍCIOS DOS ENERGÉTICOS
Os energéticos são muito utilizados pelos jovens que frequentam festas, shows e baladas, como uma bebida estimulante, que dá mais energia. A energia fornecida pelos energéticos também é usada por atletas, estudantes e profissionais que trabalham longas horas diárias e precisam de suporte energético maior, pois os componentes da bebida aumentam o estado de alerta de um indivíduo, tanto no corpo como na mente.
As bebidas energéticas carregam componentes como taurina, cafeína, cacau, guaraná, açúcar e outros. Esses ingredientes reduzem o cansaço e funcionam como estimulantes para desempenhar tarefas. Inclusive, bebidas e comprimidos com esses componentes são muito utilizados no esporte para melhorar as performances dos atletas.
Os energéticos agem de forma direta no sistema nervoso não permitindo que as pessoas notem o esforço que o corpo está fazendo para liberar endorfina e dar a sensação de prazer.
RISCOS DOS ENERGÉTICOS
O risco do uso de energéticos não está associado ao seu uso ocasional, até porque a quantidade de cafeína de uma lata é a mesma que 2 xícaras de café. O perigo está no uso contínuo de altas doses além do recomendado, associadas com outras substâncias, como medicamentos e álcool.
As mortes constatadas pelo uso de energéticos foram, em sua maioria, jovens que a associaram com bebidas alcoólicas – essa combinação pode ser fatal ou levar a pessoa a adquirir vários problemas, como:
- AVCs;
- Taquicardia;
- Infarto;
- Morte súbita;
- Erosão dentária;
- Gastrite;
- Problemas neurológicos.
O consumo frequente de energéticos pode levar à perda de minerais importantes, como o magnésio, potássio e cálcio. Além de poder trazer efeitos colaterais desagradáveis para quem a ingere, como: hiperglicemia, urina em demasia, diarreia, ânsia de vômito, ansiedade e insônia.
CUIDADOS NA INGESTÃO DE ENERGÉTICOS
Os cardiologistas alertam que energéticos podem representar riscos para o coração quando:
- São misturados com bebidas alcoólicas;
- São consumidos em excesso (o indicado é 2,5 miligramas por quilo de cafeína). Alguns energéticos trazem uma quantidade muito elevada que pode contribuir para riscos à saúde;
- Ingeridos por hipertensos, cardíacos, fumantes, obesos, pessoas ansiosas e que sofrem de insônia ou que possuem uma dieta inadequada;
- Consumidos com vasodilatadores, como Viagra, anfetaminas e cocaína.
O mais recomendado é que o uso de energéticos seja feito de maneira moderada. Fazer as contas da quantidade de cafeína ingerida diariamente é extremamente importante, para não ultrapassar as doses diárias permitidas. Os primeiros sintomas do excesso de cafeína começam a surgir com a ingestão de 250mg por dia (equivalente a 6 xícaras de café).
Se após ingerir energéticos a pessoa começar a sentir taquicardia (aumento da frequência cardíaca), pressão alta e mal estar, é melhor buscar ajuda médica o mais rápido possível. Lembre- se que cada organismo reage de uma forma diferente ao uso dessas substâncias.