A farinha da banana verde tem feito sucesso pois é um alimento que traz vários benefícios à saúde por causa de suas particularidades. A banana, que já era conhecida por ser completa, saborosa e em conta, quando ainda não amadurecida também serve para aqueles que querem emagrecer, entre outros objetivos e seus benefícios.
COMPOSIÇÃO FARINHA DE BANANA VERDE
As propriedades mais ricas que podem ser encontradas na banana verde são:
- Amido resistente: cerca de 55% a 93% de todo o amido presente no alimento é deste tipo;
- Calorias e carboidratos: duas substâncias que dão bastante energia ao organismo e melhoram o trânsito e a flora intestinal, o que ajudam a emagrecer;
- Não há presença de gorduras, auxiliando em uma alimentação saudável na dieta em nosso corpo;
- Fibras: muito importante para otimizar o funcionamento do intestino e promover a saciedade;
- Baixa quantidade de sacarose: ajuda a controlar as curvas glicêmicas e o colesterol sanguíneo;
- Potássio: ajuda na regulação do metabolismo e saúde mental.
BENEFÍCIOS DA FARINHA BANANA VERDE
EMAGRECE MESMO
O amido presente na farinha banana verde ajuda a controlar a fome! Tal substância só começa a ser digerida pelo intestino grosso através de bactérias, o que faz com que o processo de digestão seja retardado e o sentimento de saciedade dure muito mais tempo, evitando e reduzindo o consumo de alimentos desnecessários fora de hora. Além disso especialistas afirmam que as bactérias que digerem este amido liberam substâncias que colaboram para o funcionamento do intestino no geral;
GANHO DE MASSA MUSCULAR
O potássio é um dos elementos presentes nos músculos e também nessa farinha. Ao ser ingerido, o potássio potencializa o poder de contração e relaxamento muscular. É por isso que o potássio está sempre associado a prevenção de cãibras, porque ele evita que essas duas ações sejam feitas de maneira incompleta;
EVITA CONSTIPAÇÕES
Devido a presença de fibras, os alimentos ficam mais molhados dentro do intestino, otimizando seu funcionamento, e fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos de forma completa. O intestino funcionando regularmente ainda evita sensações de inchaço e dores de barriga, promovendo o bem estar e conforto.
REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
O intestino funcionando significa que não está precisando gastar energia com a digestão de alimentos e pode continuar a produzir eficazmente suas outras funções como, por exemplo, a produção das imunoglobinas (células de defesa contra corpos estranhos no organismo). A banana verde também estimula a formação de ácidos graxos – que fomenta a ação das bactérias nocivas que ajudam a digestão dos alimentos no intestino, ajudando também no fortalecimento do organismo contra doenças comuns pela falta de nutrientes nessa região, como o câncer de intestino;
PREVINE A OSTEOPOROSE
A farinha de banana verde favorece a absorção de certos nutrientes, como o cálcio – substância que compõe os ossos e que se desgasta com o tempo podendo provocar a osteopenia e osteoporose.
EVITA PICOS DE GLICEMIA E PREVINE A DIABETES
O amido resistente e as fibras fazem com que a glicose seja liberada de forma lenta, assim precisando de menos insulina (hormônio responsável pela quebra da glicose) contribuindo, portanto, para um baixo índice glicêmico.
DIMINUI AS CHANCES DE COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES
Da mesma maneira que retarda a absorção da glicose, a farinha de banana verde também torna mais lento o processo de absorção do “colesterol ruim”, o LDL (low density lipoprotein), uma gordura que, se acumulada, pode trazer diversos problemas cardíacos como a aterosclerose, além de aumentar o riscos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
AUMENTA A FELICIDADE
Como é rica em vitamina B6 e o conhecido triptofano, a farinha de banana verde ajuda na disseminação da serotonina, conhecida por prover felicidade para os indivíduos. Isso melhora o humor, evita inchaços e cólicas, por isso é tão indicada para mulheres que sofrem fortemente com TPM e seus incômodos.
COMO USAR A FARINHA DE BANANA VERDE
A quantidade diária recomendada de consumo de farinha de banana verde é de até duas colheres de sopa (o equivalente a 30 gramas). A farinha pode ser utilizada através de cápsulas facilmente encontradas em lojas de produtos naturais ou ainda misturada nas refeições como bolos, tortas, sopas, iogurtes, sucos e tudo o mais que a criatividade permitir.
Se preferir, misture duas colheres de sopa da farinha em um copo d’água. Você também pode acrescentar a farinha no iogurte, fica mais saboroso e sacia mais a fome.
Acredita-se que a maior parte dos nutrientes da banana verde não sejam perdidos durante sua transformação em farinha. No entanto, não existe uma tabela nutricional oficial, já que pode variar. O que é sabido é que ingerindo a porção indicada de 30 gramas equivale a suprir as quantidades necessárias de consumo diário dos seguintes componentes:
- 10% de fibra
- 8% de fósforo
- 7% de carboidrato
- 6% de ferro
- 5% de cálcio
- 3% de magnésio
- 2% de manganês
- 1% de proteína
A cada 30g de farinha de banana verde, você consome 99 calorias e muitos nutrientes.