Matchá – Como preparar e quais são seus benefícios

Matchá, é um chá derivado da planta Camellia Sinensis. O vegetal é triturado vagarosamente em um moinho de pedra, até que seja reduzido a pó. O Matchá possui propriedades antioxidantes e termogênicas mais potentes que o chá verde comum, que é extraído da mesma planta. Estima-se que uma porção de Matchá é o equivalente nutricional de 10 xícaras de chá verde.

Esses chás, têm sido altamente eficazes em dietas para o emagrecimento e a prevenção de doenças.

BENEFÍCIOS DO MATCHÁ

Entre os principais benefícios do Matchá estão:

  1. Auxílio no emagrecimento e redução da gordura corporal: possui uma substância chamada de L Teanina, que ajuda a dissolver a gordura e a eliminá-la mais rapidamente do organismo;
  2. É desintoxicante: tem a propriedade de desintoxicar e remover naturalmente metais pesados e toxinas do organismo;
  3. Contém muitas fibras, reduzindo o colesterol ruim;
  4. Aumentando a diurese e consequentemente auxilia na diminuição da celulite e diminui a retenção de líquidos;
  5. Tem ação antioxidante e ajuda prevenindo doenças como o câncer, combatendo células cancerígenas e retardando o envelhecimento;
  6. Ajuda na recuperação dos músculo;
  7. É antiinflamatório;
  8. Auxilia na redução do estresse;
  9. Estimula o cérebro;
  10. Aumenta a sensação de saciedade;
  11. Tem função energizante.

Assim como outras substâncias derivadas da natureza, o matchá possui indicações e contraindicações.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

O chá matchá é indicado para principalmente para pessoas em dietas que objetivam a perda de peso e melhoria da saúde no geral.

Ele tem algumas contraindicações, principalmente para pessoas que possuem doenças estomacais (como gastrite e úlcera). Também não é é recomendado para pessoas sensíveis à cafeína. Gestantes e lactantes devem utilizar o matchá somente com liberação médica.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS

Por ter grande concentração de clorofila e cafeína, pode ter alguns efeitos colaterais, caso tomado em grandes quantidades. Efeitos como: dores de cabeça e estômago, diarreia, insônia e azia.

ONDE ENCONTRAR?

É possível encontrar sachês de matchá em lojas de produtos naturais e na Internet. O valor de um sachê de 7g de matchá pode ser encontrado a partir de R$ 6,00, dependendo do lugar.

É SEGURO TOMAR O CHÁ DE MATCHÁ?matchá

O consumo do chá de matchá é seguro, desde que não seja tomado por pessoas dentro do quadro de contraindicações ou alérgicas.

A quantidade média de consumo é de 1g a 2g do extrato de seco instantâneo em aproximadamente 200 mL de água, suco, sopas, shakes ou outros líquidos de 1 a 3 vezes ao dia, ou conforme prescrito.

Antes de consumi-lo é ideal que pergunte ao seu médico ou nutricionista se você pode tomar e qual a quantidade ideal para você.

COMO FAZER O CHÁ DE MATCHÁ?

Para preparar, você precisará de somente de 2 colheres de chá de matchá e de 50ml a 200ml de água.

Modo de Preparo

  1. Ferva a água;
  2. Enquanto espera a água perder um pouco do calor, pegue uma xícara e coloque as duas colheres de chá de matchá;
  3. Acrescente a água ainda quente na xícara e espere dissolver. O aparecimento de bolhas ou uma camada mais fina servirá como indicação de que está no ponto certo;
  4. Adoce a gosto e beba.

O matchá deverá ser utilizado com cuidado, assim como qualquer planta e alimento.

Aproveite os benefícios dessa planta e conquiste um corpo saudável e cheio de saúde. Lembre-se também de manter uma alimentação balanceada e saudável, além de praticar atividades físicas e consultar médicos e especialistas regularmente.

Leave a Reply