Aqueles que desejam aumentar sua massa magra podem optar por diferentes exercícios, como a flexão de braço, pois utiliza o próprio peso de quem faz o exercício. Além disso, não trabalha só os braços, mas, também, toda a região do peitoral, bem como tríceps e deltoide.
BENEFÍCIOS DA FLEXÃO
É SIMPLES
A flexão de braço é um exercício simples para ganho de massa magra que, pode ser feito em qualquer lugar, já que não exige o uso de equipamentos especiais. E, por mais que a orientação de um profissional seja importante para evitar erros na sua execução, o movimento pode ser feito em casa, podendo ser incluído em diferentes treinos.
EXERCÍCIO EFICIENTE COM PESO DO CORPO
A flexão de braço é considerada um dos movimentos mais eficientes, para a parte superior do corpo. Esse atributo se dá pelo fato do movimento trabalhar diferentes partes de uma única só vez. A flexão usa o peitoral, deltoide e o tríceps.
MELHORES TIPOS DE FLEXÃO E COMO FAZÊ-LAS
A flexão de braço pode ser executada de várias maneiras distintas, além da tradicional, que dá a base para essas variações. Por isso, é importante dominar primeiro a versão clássica, o que vai conferir ainda mais segurança para os movimentos posteriores, evitando assim possíveis lesões.
FLEXÃO DE BRAÇO TRADICIONAL
- Mantenha os pés e as mãos no chão, na posição de prancha, com os braços posicionados e esticados a uma distância levemente maior que a largura dos ombros. Já os pés também devem ficar separados na distância que permitir a melhor estabilidade;
- Faça o movimento de flexão e extensão total de cotovelos, para tanto, é preciso começar descendo o tronco até que o peitoral toque o chão ou mesmo fique bem próximo;
- Depois, basta levantar até a posição inicial. Tronco e pernas devem formar uma linha reta durante o movimento, da mesma forma, abdômen e glúteos devem manter-se contraídos.
FLEXÃO ARQUEIRO
Para essa flexão é indicado ficar com os membros superiores mais distantes um do outro. A diferença dessa variação é que depois de fazer o movimento tradicional, deve-se transferir o peso do corpo para um dos lados, de modo que apenas um braço mantenha-se estendido totalmente. Feito isso, é preciso repetir a flexão tradicional e usar o outro braço para concluir o movimento.
FLEXÃO COM UM BRAÇO
Usando apenas um braço que deve apoiar o corpo, com as pernas um pouco mais distantes que o normal para aumentar a base de equilíbrio. Depois, pode-se fazer uma flexão tradicional e na sequência, mudar o braço de apoio.
FLEXÃO DE BRAÇOS ABERTOS
Aqui, a diferença está no fato dos braços ficarem bem mais afastados, com uma amplitude muito maior. O restante do exercício deve ser feito normalmente.
FLEXÃO BATENDO PALMAS
Esse é um exercício que precisa de mais potência, sendo que, depois de executar a extensão dos cotovelos, é preciso fazer um movimento de explosão, ou seja, saltar no ar ao mesmo tempo em que se deve bater as palmas da mão na fase aérea, voltando à posição inicial com uma flexão de cotovelos.
FLEXÃO COM ELEVAÇÃO DOS BRAÇOS
Esta versão é similar à flexão com palmas, porém, ao invés das palmas, é necessário elevar os braços na fase aérea.