O ovo cozido é fonte de proteínas, minerais, vitaminas e é alimento muito saudável. Vários profissionais afirmam que ele é o segundo alimento mais completo para a saúde, perdendo apenas para o leite materno.
Por anos, o ovo foi associado ao aumento de colesterol na corrente sanguínea, porém o mal entendido ficou para trás devido aos estudos comprovando que não era o ovo o responsável pela gordura no sangue. Vamos conhecer mais sobre esse incrível alimento?
TABELA NUTRICIONAL DO OVO COZIDO
Uma porção de ovo cozido de 100 gramas terá:
- Valor calórico – 146 kcal;
- Proteína – 13,3 g;
- Lipídeos – 9,5 g;
- Carboidrato – 0,6 g;
- Cálcio – 49 mg;
- Sódio – 146 mg;
- Magnésio – 11 mg;
- Manganês – 0,02 mg;
- Fósforo – 184 mg;
- Ferro– 1,5 mg;
- Potássio – 139 mg;
- Cobre – 0,04 mg;
- Zinco – 1,2 mg;
- Vitamina A– 32 mg;
- Vitamina B1 – 0,08 mg;
- Vitamina B2 – 0,30 mg;
OUTRAS PROPRIEDADES DO OVO COZIDO
O ovo é riquíssimo em minerais. É por trás desse diferencial que atletas de musculação gostam tanto do ovo e chagam a comer até 12 por dia, dependendo de qual nível de exercício eles são submetidos. Uma dieta assim, é prescrita para atletas de alto nível que precisam de muita massa muscular para realizar seus esportes. Isso porque o ovo é rico em albumina, que auxilia no ganho muscular e ajuda na hipertrofia.
Além ajudar a aumentar a massa muscular, o ovo melhora os níveis de testosterona – hormônio necessário para fortalecer e desenvolver os músculos.
As proteínas juntamente com as gorduras conferem sensação de saciedade que ajuda a controlar a fome. E se você joga a gema fora para evitar o consumo de gordura, saiba que na gema estão 40% das proteínas, antioxidantes e a maioria das vitaminas e minerais do alimento.
A MELHOR FORMA DE CONSUMIR O OVO
Agora iremos discutir a polêmica sobre a forma de comer o ovo. Vamos mostras sugestões, mas, claro, irá depender dos suas capacidades culinárias, para que você crie outras receitas que incluam o ovo.
A forma mais popular de comer o ovo é cozido com casca. Nesse formato, vale comer a clara e a gema, sem separá-las. Muitas pessoas preferem comer somente a clara, pois têm medo do possível colesterol da gema, no entanto, sabemos que não há o que temer! Além disso, é uma opção excelente para levar de lanche para o trabalho, faculdade, etc, pois é fácil de consumir e de transportar.
Outra forma de fazer o ovo cozido é sem a casca. É conhecido como ovo poché. O procedimento é estralar o ovo em água quente, não fervendo, deixá-lo por 4 minutos e servir para comer.
Os ovos mexidos ou fritos são menos indicados por causa da gordura utilizada para cozinhá-los. Porém, não é proibido. A dica aqui é colocar o mínimo de gordura possível na hora de fritá-los: basta untar a frigideira, se for anti-aderente, melhor ainda. Usar uma gordura mais saudável também é importante, como óleo de coco, azeite de oliva, manteiga sem sal.
Sem dúvidas o ovo é um dos melhores alimentos para a saúde, além de ser delicioso e versátil. Para saber a quantidade ideal de consumo e/ou limitações, consulte um nutricionista.