REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E PERDA DE PESO

É inegável que estamos vivendo cada vez mais de aparências. Com Facebook, Instagram e afins, a busca pelo peso ideal tem se tornado constante. Além disso, na correria do dia a dia, estamos comendo cada vez pior, com fast-foods, lanches e comidas industrializadas. Por isso, uma reeducação alimentar é cada vez mais importante.

Mas o que é reeducação alimentar?

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR É EMAGRECER COM SAÚDE

Descrever a reeducação alimentar, é simples: ela envolve a mudança de atitudes e comportamentos que fazem com que você engorde e destrua saúde.

A reeducação alimentar baseia-se na mudança de hábitos alimentares com a orientação de nutricionistas. É uma forma de dieta restritiva? Jamais! Não é nada radical, é o simples ato de aprender a comer de maneira saudável, sem passar vontade, onde há uma real mudança interna.

Quer algumas vantagens que a reeducação alimentar pode te oferecer? Veja:

  • Controle do colesterol e diabetes;
  • O controle do peso;
  • Evita o surgimento de doenças crônicas;
  • Evita o efeito sanfona.

BREVE CARDÁPIO PARA EMAGRECER COM SAÚDE DE FORMA BARATA

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Para emagrecer, você precisa gastar mais calorias do que consome.

Aqui estão algumas opções saudáveis e baratas para que você pode emagrecer com rapidez e saúde:

SUCOS NATURAIS

  • Suco de abacaxi com hortelã;
  • Suco de couve com cenoura e laranja;
  • Suco de couve com água de coco, gengibre e linhaça;
  • Suco de laranja, abacaxi e hortelã;

Sucos naturais, são ótimos para perda de peso, mas cuidado com o uso de açúcar. Caso não goste de sucos, opte por água de coco ou chás naturais.

Ao fazer o suco, não coe, pois a maior parte das fibras, vitaminas e minerais das frutas está presente no bagaço.

FRUTAS

Todas são bem-vindas, desde que você tome cuidado para não comer demais. Algumas possuem mais calorias que outras, como o caso da banana e do abacate, mas ainda são grandes fontes de vitaminas e nutrientes.

CEREAIS

Cereais são indispensáveis por conterem carboidratos complexos. Entre os mais indicados estão:

  1. Aveia;
  2. Massas integrais;
  3. Arroz integral e quinoa;
  4. Farelos (de trigo, de aveia, de centeio);

SOPAS

Você com certeza já se ouviu falar da “dieta da sopa” não é mesmo? Isso ocorre porque as sopas, dependendo dos ingredientes escolhidos, tem poucas calorias, muita água e nutrientes. Ou seja, é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Aqui vão algumas dicas de como preparar uma sopa gostosa e saudável:

  1. Escolha vegetais pouco calóricos como chuchu, abobrinha, couve, espinafre, tomate, cebola, etc. Coloque vários tipos, experimente novas combinações e verá como você pode criar sopas maravilhosas!
  2. Coloque apenas carboidrato e em pouca quantidade: batata, arroz integral, macarrão integral, mandioca.
  3. Opte por uma proteína magra.
  4. Faça bom proveito dos temperos, mas nada daqueles industrializados.
    Exemplos: cebolinha, salsinha, pimenta, páprica alho, cebola, tomilho…

REFEIÇÕES

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O almoço e a janta são as refeições que exigem mais elaboração, você deve comer 2/5 de legumes e vegetais, 2/5 proteínas e 1/5 carboidratos.

Dicas baratas e fáceis são:

  1. Vegetais = Escolha pelo menos 2 tipos;
  2. Carboidratos =Escolha de preferência algum carboidrato complexo
  3. Proteínas =Animal (carnes magras, laticínios, ovos) e vegetal (grão de bico, feijão, cogumelos).

Durante uma reeducação alimentar, os hábitos saudáveis e boa alimentação tem um papel fundamental no emagrecimento. Existem muitas formas para emagrecer, cada dieta com um método diferente, conforme a necessidade de cada pessoa.

ALGUMAS DICAS PARA EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL

A alimentação é o fator mais importante para quem está na luta pela perda de peso, mas além disso, existem outras preocupações e pequenos ajustes em outras partes da vida para que o processo do emagrecimento seja mais fácil

Veja quais são e faça-os agora mesmo:

  • Hidrate-se: beba no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Durma bem: nosso organismo produz um hormônio que tem a capacidade de controlar a sensação de saciedade enquanto dormimos, a leptina e ele é produzido apenas enquanto dormimos, por isso, dormir bem é uma forma de emagrecer.
  • Pratique exercícios: além de potencializar a perda de peso, exercícios também ajudam a tonificar os músculos e liberar importantes hormônios de prazer, melhorando o bem estar físico e mental
  • Evite ao máximo os carboidratos simples:

E, lembre-se, antes de começar uma nova dieta, plano de exercícios ou qualquer mudança desse tipo, procure um médico, ele saberá como agir da melhor forma possível para lhe ajudar a atingir este objetivo.

 

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