A uva-passa é uma fruta de valor nutricional altíssimo, afinal, apesar de não possuir mais o teor de água, mantém todas as propriedades originais da uva, como carboidratos, vitaminas e poderosa ação antioxidante.
As uva-passas surgiram de forma muito natural. As uvas caíam das parreiras e ficavam expostas ao sol, ocasionando sua desidratação espontânea. Alguém, em algum momento, experimentou-as, acabando por descobrir que ela poderia ser uma boa harmonização para diversos pratos que são tradicionais até hoje, especialmente no fim do ano.
OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA UVA-PASSA
O teor adocicado da fruta desidratada não agrada a todos. Apesar das piadas feitas na Internet, várias pesquisas mostram que 100g de uvas-passas é extremamente benéfico.
- Fortalece o sistema imune: a uva-passa é uma das frutas com maiores proporções de vitamina B – substância fundamental para a prevenção da anemia e o funcionamento correto do sistema de defesa do organismo. Além disso, contém quantidades razoáveis de cobre e ferro, tornando-a uma boa opção para proteger o corpo contra doenças recorrentes, tais como resfriados ou infecções urinárias;
- Regula o intestino: a uva-passa é uma ótima fonte de fibras, esta substância é considerada o principal remédio no tratamento contra o intestino preso, pois as fibras, ao chegarem no trato digestivo, liberam uma espécie de gel que umedece o bolo fecal e torna a evacuação mais fácil;
- Possui efeito anti-inflamatório: há polifenóis na uva passa, que são substâncias que agem como anti-inflamatórios naturais;
- Estimulante sexual: estas pequenas frutinhas são excelentes afrodisíacos naturais. De acordo com um estudo divulgado pelo II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência, na fórmula da uva-passa há arginina – uma aminoácido que age no aumento da libido e da disposição para o sexo;
- Deixa os cabelos e unhas mais fortes: como você pode ver na tabela nutricional abaixo, a uva-passa é cheia de vitaminas e minerais que proporcionam mais beleza para cabelo, pele e unhas;
- Protege contra doenças cardiovasculares: assim como as uvas tradicionais, a uva passa é cheia de compostos fenólicos, que controlam a quantidade de colesterol disposto nas veias, minimizando as chances de doenças cardiovasculares.
UVA-PASSA ENGORDA OU EMAGRECE?
Se for de forma exagerada, poderá sim levar ao acúmulo de gordura, por conta da grande quantidade de carboidrato presente nela (cerca de 67 a 72%).
No entanto, se consumida em pequenas quantidades, ela pode trazer benefícios para quem está tentando emagrecer, por conter grande quantidade de fibras, ela proporcionará energia e saciedade por muito mais tempo, ajudando a livrar aquela vontade de afundar-se no carboidrato.
QUANTO COMER POR DIA?
No máximo 100g por dia. Essa porção deve ser dividida em duas ou três diárias, de preferência, durante os lanches da manhã ou da tarde. Mas, cuidado, em excesso tem caráter laxativo, ou seja, pode causar intensas diarreias.
TABELA NUTRICIONAL DA UVA-PASSA
- Calorias: 299 calorias;
- Gorduras totais: 0,5g;
- Sódio: 11 mg;
- Potássio: 749 mg;
- Açúcar: 59 g;
- Fibras: 4g;
- Proteínas: 3,1g.
Como você já bem sabe, ela cai bem com iogurtes, granola, arroz, mousses e saladas de frutas. Portanto, use, mas não abuse!